Acessibilidade de verdade

Tutorial fotográfico para usar correta e eficientemente o sistema de acesso para deficientes físicos nos ônibus da cidade de Vancouver, no Canadá:

  • o ônibus encosta no ponto e o motorista abaixa a suspensão, para o veículo ficar da altura da calçada. Em seguida, ativa a rampa de acesso

foto01

  • o ônibus encosta corretamente na calçada. O motorista abaixa a suspensão, para o veículo ficar na altura apropriada e ativa a rampa de acesso.

foto02

  • enquanto o cadeirante embarca (vale reparar no carrinho elétrico com proteção para chuva),o motorista verifica se o local previsto para o ancoramento está em ordem.

foto03

  • o cadeirante já está no seu lugar, com a devida segurança.

foto04

  • e a viagem já pode prosseguir. Aliás, perca um pouquinho mais do seu tempo e confira a qualidade da calçada. É para acabar de matar de inveja!

Aqui no Rio de Janeiro algumas raríssimas linhas operam esse tipo de ônibus. Em Nova Friburgo, nenhuma. Nas duas cidades os coletivos ainda usam o “elevador”, uma geringonça barulhenta, lenta e desajeitada, que vive quebrada ou os motoristas não sabem usar. Uma lástima!

Fotos: Denise Emerson

Publicado por Carlos Emerson Jr.

Sou carioca, escritor, cronista e fotógrafo. Moro em Nova Friburgo. Transformar em letras um fato banal do quotidiano é fascinante, talvez por juntar um pouco de jornalismo, literatura e muita imaginação. Acredito que é por aí que nascem as crônicas nossas de cada dia. Ou não?

Um comentário em “Acessibilidade de verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: